Carrapato estrela (Foto/Unicamp)
A Prefeitura de Uberaba confirmou a presença de carrapatos infectados com a bactéria da família Rickettsia, causadora da febre maculosa, na cidade. No entanto, o Executivo alega que os animais em que os carrapatos foram encontrados não estavam infectados. O teste se refere às capivaras encontradas atropeladas na Univerdecidade, em 22 de junho deste ano.
À época, material das três capivaras foram colhidos e enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, onde o diagnóstico para febre maculosa nos animais foi negativo.
Segundo o governo municipal, o Departamento de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recolhe carrapatos em algumas áreas para análise, como medida preventiva. "O Departamento salienta que a presença do carrapato não significa efetivamente risco à população, mas sim um estudo científico para tomada de medidas efetivas", alega.
Ainda em nota, o Executivo afirma que está preparando a instalação de placas informativas alertando para os cuidados em locais com gramado, onde pode haver carrapatos.
"O material já está em produção/confecção para posterior instalação. Além disso, a Secretaria de Saúde já ofereceu capacitação para preparar os profissionais da rede de saúde quanto aos cuidados necessários no atendimento dos pacientes que apresentem os sintomas para febre maculosa", pontua.