A Prefeitura de Uberaba informa que a região onde ocorrerá o Carnaval 2026, na Avenida dos Advogados, no bairro Santa Marta, está com alterações no trânsito em razão da montagem da estrutura do evento. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (9) e seguem até esta sexta-feira, 13 de fevereiro.
Para os foliões, a entrada oficial será pelo trecho inicial da Avenida dos Advogados, próximo à rotatória com a Avenida Pedro Salomão. Já para os motoristas que precisarem transitar pela região, a Prefeitura informa que para melhor segurança dos foliões, a Avenida Pedro Salomão estará interditada a partir de 12h de sábado, 14, primeiro dia de Carnaval, no trecho que compreende a Avenida Maranhão até a Rua Fiorante Abaeté, que dá acesso à Avenida dos Advogados.
Toda região permanecerá interditada até a quarta-feira de Cinzas, dia 18, para a realização da festa e desmontagem das estruturas, com liberação total prevista para a quinta-feira, dia 19.
Para auxiliar a população, a Prefeitura disponibiliza um mapa retratando as interdições na região, que indica a sinalização com cones nos principais acessos bloqueados, garantindo melhor orientação aos condutores e contribuindo para a mobilidade no entorno.
O secretário de Mobilidade Urbana, Ulisses Lamas, reforça que o planejamento foi feito para reduzir impactos. “Todo o plano foi estruturado para causar o menor transtorno possível. Implantamos sinalização adequada nos acessos interditados para garantir segurança e fluidez no entorno do evento”, destacou.
A segurança contará com atuação conjunta das forças municipais e estaduais. Segundo o secretário de Segurança Pública, Weber Januário, o planejamento foi integrado. “Teremos um plano de segurança integrada entre as forças, com presença estratégica na área interna e externa do evento, garantindo tranquilidade aos foliões e à população”, afirmou.
A Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela segurança interna e pelo controle de acesso ao evento, com apoio da Patrulha Maria da Penha, que atuará na prevenção e orientação às mulheres durante os dias de festa.
Serão 30 guardas civis municipais por dia, além de 30 seguranças particulares contratados pela EXP Produções, empresa responsável pela organização e gestão do Carnaval. A Polícia Militar reforçará o policiamento na área externa. A área interna do evento contará com câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, cujas imagens serão compartilhadas com a PM.
A Prefeitura orienta que motoristas redobrem a atenção à sinalização e, se possível, utilizem rotas alternativas durante o período de interdição. Confira as alterações no mapa.