TRANSPORTE

Prefeitura e Transube descartam ampliação de oferta de ônibus para o Abadia

Larissa Prata
Publicado em 16/12/2024 às 17:08
Compartilhar

Moradora do bairro Abadia acionou a reportagem do Jornal da Manhã para questionar a oferta de ônibus do transporte coletivo para atender o bairro Abadia, um dos maiores de Uberaba. Segundo ela, por lá ainda é utilizada a tabela estabelecida durante a pandemia da Covid-19, que seria insuficiente para a demanda. Contudo, questionadas pelo JM, tanto a Superintendência de Transporte Coletivo quanto a Transube descartaram a ampliação.

"Fiquei indignada, pois todos os pedidos dos moradores do bairro Cartafina em ampliar a frota de ônibus 'Abadia', que continua com tabela da pandemia, não são atendidos. Como ter passageiros se os ônibus passam de hora em hora? Nossa última reivindicação foi mais um ônibus em horário de pico, porém nem deram ouvidos", desabafa.

A leitora ainda questiona o possível aumento na tarifa de ônibus em Uberaba, uma vez que a planilha de transporte coletivo já foi submetida à análise da Secretaria de Defesa Social, com a reivindicação de R$ 7,82 para a passagem. "Querem aumentar o valor da passagem com frota de pandemia? Completamente sem cabimento e, detalhe, recebendo subsídios da Prefeitura", questiona a leitora.

Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Transube descartou a ampliação da oferta de linhas no bairro Abadia. Segundo o presidente André Campos, "após o período da pandemia, houve redução significativa na demanda de passageiros de todo o sistema, inclusive a linha 50 Abadia. Antes da pandemia, o sistema tinha 123 veículos operacionais, transportando 1.043.856 passageiros equivalentes/mês. Atualmente, o sistema conta com 106 ônibus operacionais, transportando 743.791 passageiros equivalentes. Estes dados mostram claramente que temos 86,17% de percentual de frota e 71,25% de percentual de demanda", explica.

André Campos ainda pontua que diversos ajustes foram feitos para o atendimento dos usuários do transporte coletivo. "Fizemos vários ajustes, sempre tem pedidos. Mas, quanto mais frota, mais vai aumentar a tarifa. Alguns pedidos ajustamos, outros, devido à demanda, não temos como atender", acrescenta o presidente, informando que a linha Abadia é um dos casos em que não há demanda suficiente para ampliação da oferta de veículos e linhas.

Ele finaliza fazendo importante alerta sobre o repasse às empresas do transporte coletivo em Uberaba. "Outro dado importante, mesmo com o pagamento do subsídio de 1 milhão/mês, ainda tivemos um desequilíbrio contratual em 2023 de mais de 3 milhões", finaliza.

Também questionada pela reportagem do JM, a Superintendência de Transporte Público pontua que não há demanda suficiente para ampliação da linha 50 - Abadia. "A Superintendência de Transporte Público, ligada à Secretaria de Defesa Social, informa que o volume de passageiros atendidos pela linha não aumentou após a queda verificada no período de pandemia, razão pela qual não justifica aumentar o número de ônibus", diz a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por