Começa nesta quinta-feira (16) o Projeto Sorriso. O foco é garantir à população o acesso ao serviço de reconstrução dentária pelo SUS. O atendimento será no Centro de Especialidades Odontológicas Prof. Rinaldo Mattar, após encaminhamento.
Leia também: Uberaba recebe 500 mil reais em emenda para Saúde
De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Nomelini, Uberaba é uma das pioneiras na oferta do serviço com esta tecnologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Iniciamos nesta quinta o serviço de reconstrução dentária para pacientes que estejam na rede, que após passarem por atendimento de canal dentário, e se encaixarem nos critérios, serão encaminhados para reconstrução dentária com pino de fibra de vidro. A previsão é de que cerca de 80 a 100 dentes sejam restaurados por mês”, estimou Márcia.
Ela ainda explicou que o projeto vai restaurar dentes com grande destruição coronária, após o tratamento de canal pelo SUS, para devolver a função, estética e qualidade de vida ao paciente.
Onde buscar atendimento
Em Uberaba, os atendimentos odontológicos são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada para os procedimentos simples e complexos. Para receber o atendimento odontológico, o paciente precisa procurar a unidade mais próxima de sua residência para avaliação. Após a análise, ele é encaminhado para agendamento, de acordo com as necessidades e a disponibilidade da agenda da unidade de saúde.
O Departamento de Saúde Bucal fez, em 2024, mais de 17.909 atendimentos. Em 2013, foram 123.138 atendimentos nas UBS, 24.008, na Atenção Especializada e mais de 5 mil, no Pronto Atendimento Adulto (UPA São Benedito).