EM ALERTA

Prefeitura já elabora plano de contingenciamento para a estiagem em Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 13/07/2025 às 15:19
Compartilhar
Denúncias de mato alto e risco de incêndios podem ser feitas pelo 153 ou Corpo de Bombeiros no 193, em casos de emergência. (Foto/Divulgação)

Denúncias de mato alto e risco de incêndios podem ser feitas pelo 153 ou Corpo de Bombeiros no 193, em casos de emergência. (Foto/Divulgação)

Com a intensificação da estiagem, o mato alto volta a preocupar autoridades em Uberaba, especialmente pelo risco de incêndios. A situação já mobiliza a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (SDS), que coordena ações preventivas com diversas frentes do governo e órgãos de segurança. Em entrevista à Rádio JM, o secretário coronel Antônio de Sousa Filho destacou que a cidade está em alerta, com um plano de enfrentamento em andamento para evitar que os episódios registrados em 2024 se repitam. 

O cenário é acompanhado de perto por uma força-tarefa composta por secretarias municipais e órgãos como o Corpo de Bombeiros, que se reúnem para atualizar o mapeamento de áreas críticas e organizar respostas rápidas em caso de incêndios. “Temos uma equipe de gerenciamento de crise reunida semanalmente, monitorando os dados dos Bombeiros, avaliando o mapa de calor e preparando uma logística de resposta mais rápida e de melhor qualidade do que no ano passado”, afirmou o secretário. 

Coronel Antônio também destacou que concessionárias como a VLI Multimodal estão sendo responsabilizadas quando deixam áreas sem a devida manutenção. “A VLI tem 14 quilômetros que entrecortam o perímetro urbano de Uberaba, e houve uma incidência muito grande de focos de incêndio na calha ferroviária. Eles foram autuados por conta disso”, pontuou. 

Além da empresa de transporte ferroviário de cargas, o Departamento de Posturas intensifica a fiscalização em imóveis particulares. A maior parte das denúncias envolve terrenos baldios com vegetação alta, o que agrava ainda mais o risco de queimadas. No entanto, o secretário reconhece que o processo nem sempre gera resultados imediatos, já que muitos proprietários acumulam multas sem realizar a limpeza necessária. “Temos casos em que a Codau faz a limpeza e a conta é enviada ao proprietário. Mas é muito mais interessante que ele mesmo providencie o serviço, pois o custo direto é menor do que quando há cobrança do município, que envolve equipe e maquinário”, explicou o coronel. 

A expectativa é reforçar as ações de prevenção, especialmente nas regiões com histórico de queimadas. Segundo o secretário, a prefeita Elisa Araújo tem cobrado pessoalmente providências e buscado diálogo com empresas responsáveis por áreas urbanas com grande incidência de mato alto e descarte irregular de lixo. Prefeita Elisa cobra limpeza e manutenção de área ocupada pela VLI  

Ações preventivas 

O alerta da Defesa Social converge com as ações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM), que lançou recentemente o Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2025. Bombeiros lançam cartilha de prevenção contra queimadas em Uberaba Como parte da iniciativa, os bombeiros vistoriaram mais de 190 terrenos urbanos em Uberaba apenas no mês de abril, encaminhando os casos irregulares ao Departamento de Posturas. A campanha também inclui ações educativas e orientações à população sobre práticas ilegais, como queimar lixo ou folhas secas em quintais, além da importância de manter áreas limpas em zonas rurais e às margens de rodovias. 

As denúncias de mato alto e risco de incêndios podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou diretamente ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, em casos de emergência. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por