A Prefeitura de Uberaba, por meio do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde, recolheu até o dia 15 de dezembro de 2025, um total de 114.780 quilos de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O volume é resultado do trabalho contínuo dos Agentes de Combate a Endemias ao longo de todo o ano em diferentes regiões da cidade. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, ações de enfrentamento do mosquito são permanentes.
“O combate à dengue é constante. Os agentes realizam vistorias e orientações junto à população durante todo o ano. Aproveitamos para pedir que os moradores reservem um tempo para verificar quintais e eliminar objetos que possam acumular água, fazendo a destinação correta dos resíduos”, reforçou Fernanda.
A diretora destacou que cerca de 200 agentes atuam em campo, em pontos estratégicos, fazendo o tratamento focal nos bairros, bloqueio costal e ações educativas.
Ao longo de 2025, foram feitas seis operações com uso de drones para identificação de possíveis focos do mosquito. O fumacê também foi utilizado em períodos críticos, contemplando todos os bairros conforme índices de infestação e orientações do Estado e do Ministério da Saúde.
As equipes de educação em saúde também mantiveram ações em escolas, instituições religiosas, empresas e outros espaços, com apresentações teatrais, palestras, oficinas de reciclagem e estandes educativos sobre prevenção.
A Prefeitura reforça que a vacina contra a dengue segue disponível para crianças de 10 a 14 anos, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Em 2026, o enfrentamento da doença será contínuo ao longo do ano.
Em caso de necessidade de vistoria de um agente, a população pode acionar o disque-dengue pelo número 3317-4660, que recebe denúncias de possíveis focos do mosquito em Uberaba.