A Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, recolheu, em 2023, um total de 112.050 toneladas de pneus e itens inservíveis que poderiam acumular água e servir de criatório para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em 2024, cerca de 5 toneladas já foram recolhidas.
O trabalho de coleta é feito, semanalmente, pelo mutirão de combate às arboviroses que, além do recolhimento de material inutilizado, orienta a população sobre o descarte correto e o trabalho que deve realizado no interior das residências e nos estabelecimentos comerciais.
Leia também: Zoonoses inicia primeiro LIRAa de 2024
“Os agentes de combate às endemias percorrem a cidade realizando o trabalho preventivo. Por meio dos mutirões é recolhido todo tipo de item, seja nas borracharias, terrenos baldios seja nas residências. O importante é que toda população tenha em mente que todos temos responsabilidades no combate à dengue”, destacou Matheus Assumpção, diretor de Vigilância em Saúde.
Os pneus recolhidos são encaminhados para empresa do segmento de reciclagem em Uberaba, RAMA. Os outros materiais inseríveis são dispensados no aterro sanitário.
Em caso de dúvidas, denúncias e solicitações, a população pode acionar o disque-dengue pelos telefones 3317-4660 ou 3315-4173.