Promoção da autoestima, respeito, responsabilidade e disciplina são um dos pilares do trabalho exercido pelo
Promoção da autoestima, respeito, responsabilidade e disciplina são um dos pilares do trabalho exercido pelo Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba (Probem), que atende aproximadamente 700 jovens em situação de risco social e pessoal.
Segundo a gerente do Departamento Sócio-Empresarial, Marcela Gomes de Oliveira, o Probem garantiu neste ano a contratação temporária de 609 adolescentes e outras 29 fixas. “Os jovens assistidos por nós estão distribuídos entre as secretarias do município, empresas privadas e na Área Azul de estacionamento, com remuneração baseada no salário mínimo/hora, com o pagamento de todos os direitos trabalhistas e previdenciários”, explicou a gerente.
Ela frisa que para os adolescentes ingressarem no projeto eles precisam ter entre 14 e 16 anos e estarem regularmente matriculados na escola e numa instituição profissionalizante municipal, ou social, como a Casa do Menino, Ceju e Feti, dentre outras. “Atualmente, cerca de 500 jovens estão na fila de espera do Probem, aguardando a oportunidade de serem entrevistados para o treinamento que oferecemos para atuarem no mercado e participarem de nossas atividades”, destacou Marcela.
Após o ingresso, os adolescentes gozam de vários benefícios sociais, tais como alimentação, uniforme completo, vale-transporte, seguro de vida coletivo, atividades esportivas e de formação humana, cursos de qualificação profissional, acompanhamento psicopedagógico, social e familiar, além de encaminhamento médico e odontológico e aulas de Ética e Cidadania, até os 18 anos.
“Esta oportunidade contribuiu muito para a minha vida, fazem oito meses que fui contratado como auxiliar administrativo na Black & Decker, sou muito grato ao Probem por me ensinar a ter foco e perseverança”, conclui o jovem Marcos Roberto Andalicio Santanna, 18.
O Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba fica na rua Governador Valadares, 1130, na Vila Olímpica, telefone 3312-5892.