A segunda audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba deve ocorrer entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. Em entrevista à Rádio JM, a superintendente de Planejamento Urbano, Ana Luísa Bilharinho, revelou que, nesse segundo momento, devem ser apresentadas propostas para os problemas identificados no diagnóstico realizado pelo consórcio PlanMob.
A superintendente explica que a primeira audiência pública, realizada em 7 de novembro, apresentou o diagnóstico e recebeu dúvidas, críticas e sugestões da população. “Agora nós vamos elaborar essas propostas. A segunda audiência, que será provavelmente no final de janeiro ou início de fevereiro, já vai apresentar essas propostas. Agora é a hora de voltarmos, como se diz, à prancheta, para escrever e desenhar as propostas para a cidade”, afirma.
Ana Luísa ressalta que, assim como o Plano Diretor e o Plano de Arborização, o objetivo não é que esses planos criem projetos por si só, mas sim que forneçam diretrizes para a ocupação e a resolução dos problemas detectados.
“Temos diretrizes para curto, médio e longo prazo, até 10 anos. Além disso, não sei se já comentei aqui antes, mas criamos uma comissão para acompanhar não só a elaboração do plano, como também seu encaminhamento”, conta.
Segundo a superintendente, o Plano de Mobilidade deve resultar em indicadores a serem acompanhados ao longo do tempo após sua implantação. Dessa forma, os resultados, diagnósticos e planejamentos devem ser reavaliados a cada cinco anos. “E isso precisa ser revisado. O ideal de um Plano de Mobilidade é que ele seja revisto periodicamente, sempre que necessário. No entanto, a cada cinco anos, ele passa por uma revisão”, finaliza.
Esta é a primeira vez que Uberaba elabora um plano de mobilidade, e há grande expectativa do governo municipal, visto que há integração com o Plano Diretor.