Em virtude das constantes interrupções na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica, pelas quais Uberaba passou nos últimos dias, e diante dos inúmeros “picos constantes” de energia, o Procon de Uberaba instaurou processo administrativo contra a Cemig.
De acordo com a chefe do Setor do Contencioso, Ana Karina Mendes, a empresa reclamada foi notificada, tendo o prazo de 10 dias para apresentação de defesa. Caso a defesa seja insatisfatória e a Cemig não apresente melhorias na prestação de serviço, serão aplicadas as penalidades previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Outra. Depois da chuva na madrugada de segunda-feira (27), parte da cidade ficou sem internet, em função de picos na rede de energia elétrica. Pontos como a Prefeitura e bairros como Parque das Américas, Olinda, Estados Unidos e Vila Esperança amanheceram sem eletricidade.
Quanto aos problemas na internet, assessoria de comunicação da CTBC disse que registrou algumas ocorrências, mas que a plataforma do grupo está normalizada. De acordo com a equipe técnica da empresa, o problema vem sendo ocasionado por interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Diante da atribuição, o agente Comercial da Cemig, Hudson Elvis Ferreira, garantiu que os problemas relacionados à internet não têm ligação com as quedas de energia, haja vista que nenhum apontamento dessa natureza foi realizado pela concessionária. “A falta de energia ocorre em pontos isolados e em toda a cidade, mas muitos locais já foram estabilizados, mas dificuldades com a conexão não podem ser arroladas a esses picos”, rebateu.
Orientações. As chuvas desta época aumentam os episódios com ventos e a incidência de raios. Tempestades podem ocasionar panes em equipamentos eletroeletrônicos por conta de cargas superiores à resistência desses aparelhos.
Para evitar transtornos, Hudson recomenda que os aparelhos elétricos de uso caseiro sejam retirados da tomada. “A grande causa de queima de equipamentos está relacionada a descargas atmosféricas vindas na rede elétrica e, nesse caso, a responsabilidade de ressarcimento ao consumidor é da Cemig”, pontuou.
Segundo o agente, nos fatos em que o raio vem diretamente na residência, a Cemig não teria a responsabilidade. Para informações, dúvidas e registro de ocorrências, o número 116 é disponibilizado para ligação gratuita. O cliente deve fazer o levantamento de danos sofridos.
Hudson destacou que a Companhia realiza um planejamento para os períodos seco e chuvoso com a inspeção nas redes, substituição de cabos e podas de árvores.