As constantes reclamações por mau atendimento nas agências bancárias motivou funcionários do Procon a promoverem na manhã de hoje, manifestação para alertar os consumidores. O evento acontece em parceria com o Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região.
A partir das 10h, equipe do órgão de defesa do consumidor estará em frente ao banco Bradesco, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, 3.446, informando os consumidores sobre seus direitos em relação às agências bancárias, em especial o tempo máximo de espera nas filas e a segurança e conforto que eles necessitam, além de advertir as agências para que respeitem os direitos dos consumidores. Além disso, membros da equipe do Procon e do Sindicato dos Bancários divulgarão o ranking dos bancos que foram autuados no ano de 2010, entregando folders e panfletos.
De acordo com Sebastião Severino Rosa, coordenador geral do Procon, o local do manifesto foi escolhido por se tratar do banco mais autuado no ano passado, com 21 ocorrências, sete a mais que o segundo colocado do ranking dos bancos autuados de 2010.
Durante o ano passado, o setor de fiscalização do Procon lavrou 72 autuações contra as agências bancárias, motivadas por descumprimento à lei municipal que estabelece, entre outros, prazo de 20 minutos, desde a entrada do consumidor na fila de espera até o início do efetivo atendimento, como tempo razoável para a prestação do serviço. Ainda conforme a lei municipal, esse tempo pode ser alterado para 25 minutos às vésperas e depois de feriados e 30 minutos nos dias de pagamento a servidores municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas.