A partir de hoje os produtores de queijo Minas participam de reuniões técnicas visando à adequação na fabricação
A partir de hoje os produtores de queijo Minas do município participam de reuniões técnicas visando à adequação na fabricação da famosa iguaria segundo a legislação estadual (Lei 14.185/02). Os encontros, sete no total, serão realizados até 9 de junho, contemplando os bairros rurais da Capelinha do Barreiro, Peirópolis, Ponte Alta e Santa Rosa, entre outros. A medida faz parte dos compromissos assumidos com o Ministério Público e órgãos técnicos após encontro organizado pelo vereador Marcelo Borjão (PMDB).
No dia 1º de abril, o titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos do Consumidor, Carlos Valera, deu 60 dias para os produtores se adequarem às novas regras para fabricação, embalagem, estocagem, acondicionamento e comercialização da iguaria. “Como esse prazo está se esgotando, nada mais correto que reunir a todos para decidirmos sobre os próximos passos, já que o MP e a sociedade precisam de uma satisfação de todos os envolvidos no processo”, salientou Borjão.
Para ele, o contato direto com os produtores nas comunidades rurais será fundamental para conhecer a realidade especialmente dos pequenos, e saber como eles vêm produzindo o queijo artesanal. Também servirá, conforme Borjão, para encontrar soluções no sentido de adequar a produção à legislação de maneira racional.