Os açougues em Uberaba poderão produzir produtos artesanais, como linguiças, almôndegas e hambúrgueres, mas somente com validade de 24 horas.
A chefe do departamento de Vigilância Sanitária Luiza Vilela esteve no programa JM News 1ª edição, da Rádio JM, e explicou que, de acordo com a resolução da SES/MG Nº 7123, os açougues não têm permissão de vender produtos artesanais. Somente as indústrias podem produzir tais produtos.
Leia também: Vigilância Sanitária já realizou três cursos de capacitar açougueiros para boas práticas
Vilela disse que, com a resolução, foi encontrado um “meio termo” para que os açougues classificados pela Vigilância Sanitária como Categoria A, de acordo com a função que exercem, pudessem produzir e vender as linguiças, almôndegas, hambúrgueres, carnes temperadas e outros produtos artesanais. Contudo, esta produção seguiria algumas restrições.
Uma delas é a limitação de temperos que podem ser adicionados aos produtos artesanais. Sais como nitrito e nitrato são proibidos de serem incorporados. Outra questão é quanto à validade e forma de armazenamento. Os alimentos não poderão mais ser congelados, e terão a validade de 24 horas.
Para que o estabelecimento possa comercializar os produtos artesanais, seguindo as diretrizes estabelecidas, precisa se regularizar ao Sistema de Inspeção Municipal, da Convale.