Nesta quarta-feira (17), o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro) promove assembleia no formato virtual, para expor o andamento das negociações salariais deste ano.
Conforme o coordenador regional do Sinpro, em Uberaba, Marcos Mariano, a categoria está em negociação e tem uma pauta de reivindicações que expressa as necessidades dos docentes de garantir um melhor ambiente de trabalho, com mais valorização. Ele destacou que a participação de todos é importante.
“No ano passado, conseguimos garantir a manutenção de nossas conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e ainda a reposição de parte das perdas salariais do período de pandemia. Essa conquista ocorreu principalmente devido à participação das professoras e professores na mobilização. Nas salas de aula, escolas e assembleias, a categoria manifestou sua indignação com as condições de trabalho e exigiu respeito”, ressaltou Mariano.
Algumas reivindicações da categoria envolvem a manutenção da atual CCT para as férias, a isonomia e as bolsas de estudo, com a manutenção do direito; quanto ao adicional extraclasse, a categoria pede a ampliação para 1/3 do salário mensal, e a redução do limite de alunos em sala de aula, para garantir a qualidade do ensino e preservar a saúde física e mental dos docentes.