SALVE UMA MULHER

Profissionais de beleza em Uberaba são capacitados para identificar violência contra a mulher

Dandara Aveiro
Publicado em 12/08/2025 às 17:57Atualizado em 13/08/2025 às 10:22
Compartilhar

Roda de conversa sobre combate à Violência Doméstica no âmbito do Programa Salve uma Mulher e na programação do “Agosto Lilás” (Foto/Lilian Veronezi/PMU)

Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, profissionais de salões de beleza em Uberaba estão sendo capacitados para identificar sinais de violência doméstica e orientar possíveis vítimas. A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre órgãos de segurança, entidades e a rede de atendimento à mulher no município, que buscam ampliar os canais de acolhimento e denúncia.  

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Anna Maia, o objetivo neste mês é “ir até as pessoas”, levando informação a empresas, escolas e comunidades. “Não ficamos apenas no atendimento no Centro Integrado. Neste momento, a proposta é propagar o que é a violência, onde ela pode ser combatida e quem compõe essa rede de enfrentamento”, afirmou, em entrevista à Rádio JM

Uma das estratégias é o projeto Salve Uma Mulher, que capacita profissionais que mantêm contato frequente com o público feminino, como cabeleireiros e manicures, para identificar sinais de violência e orientar possíveis vítimas. “Há dois anos começamos o programa, que seria falar com profissionais que estejam ligados diretamente às mulheres, por exemplo, os profissionais de beleza, que indiretamente recebem informações das mulheres. Eles precisam estar preparados para poder orientar a cliente, indicando caminhos e oferecer apoio. E eles gostaram tanto disso, que continuamos ampliando esse projeto”, explicou Maia. 

A programação do Agosto Lilás segue até o fim do mês, com destaque para a formação voltada à profissionais da área de estética e beleza, que aconteceu nesta segunda-feira (11), no espaço Thais Nascimento Beauty Studio, além do seminário da rede de proteção no dia 20 de agosto, às 8h, na Prefeitura de Uberaba. 

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Mendes, destacou que a programação inclui rodas de conversa, palestras e oficinas em diferentes espaços. “Nosso trabalho é levar informação e fortalecer a rede, envolvendo também os homens nessa discussão”, disse. 

Além das ações externas, haverá capacitações internas para atualizar os integrantes da rede de proteção, visando maior agilidade e efetividade no atendimento. “Uberaba acaba de ganhar uma Vara de Violência Doméstica exclusiva, o que dará mais celeridade aos processos e mais segurança às vítimas”, reforçou Anna Maia.  

As ações, coordenadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Uberaba, intensificam ações para ampliar a conscientização e fortalecer a rede de apoio. A agenda completa está disponível no site uberaba.mg.gov.br/mulher

Mulheres em situação de violência podem buscar atendimento no Centro Integrado da Mulher (CIM), localizado na rua Luiz Próspero, n° 242, no Parque das Américas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações pelo telefone (34) 3312-9161. Também estão disponíveis os canais Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher, 24h) e 190 (Polícia Militar, em casos de emergência).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por