Melhoramento genético (Foto/Divulgação)
O programa Mais Pecuária Brasil, que foi renovado para mais quatro anos, alcançou, até o final de fevereiro deste ano, o número de 719 bezerros e bezerras nascidos em Uberaba, resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura local e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer). Lançado em fevereiro de 2021 e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o programa busca fortalecer a pecuária familiar no município, com a Alta Genetics do Brasil como fornecedora de sêmen.
A Secretaria do Agronegócio (Sagri), responsável pela gestão do programa em Uberaba, divulgou um balanço que mostra o impacto positivo da iniciativa. Desde 2021, foram avaliados 1.860 animais, dos quais 1.780 passaram pelas etapas de habilitação para inseminação. Desses, 864 resultaram em prenhezes, o que representa uma taxa de aproveitamento de 45,53%. Ao longo dos quatro anos de execução, o programa contou com a participação de 43 agricultores familiares.
O zootecnista Luiz Felipe Leite Sabino de Oliveira, chefe de Produção Agropecuária da Sagri, destacou que a taxa de prenhez do programa está entre as melhores do Brasil, atribuindo esse sucesso ao bom manejo nutricional e hormonal dos animais por parte dos produtores, que já estão no programa há mais de 24 meses. Ele também lembrou que, para ingressar no Mais Pecuária Brasil, o interessado deve buscar a Sagri e agendar uma visita técnica.
A adesão ao programa é vista como uma grande conquista para a agricultura familiar, segundo Agnaldo Silva, secretário do Agronegócio. Ele ressaltou que o Mais Pecuária Brasil oferece ao pequeno produtor o melhoramento genético de seu rebanho sem custos, já que todos os custos – como consultas, exames, hormônios, sêmen e visitas técnicas – são arcados pela Conafer e pela Prefeitura de Uberaba.