Buscando fomentar o esporte em Uberaba, a Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer) está desenvolvendo o projeto “Adote um atleta”. A proposta visa possibilitar que empresas patrocinem atletas da cidade, recebendo benefícios fiscais. A informação é do presidente da fundação, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho), em entrevista à Rádio JM.
"Estamos criando essa possibilidade, dentro da Lei, de dar um benefício para quem está patrocinando. Seriam alguns atrativos, como isenção de impostos, por exemplo", explica Belzinho.
O projeto busca solucionar uma das maiores dificuldades enfrentadas por atletas individuais, que é a falta de recursos para competições, viagens, alimentação e suporte técnico. "Esse atleta compete sozinho, mas ele tem um aparato por trás: professor que está orientando, nutricionista, fisioterapeuta; existe uma equipe que agrega para que o atleta possa desenvolver o melhor resultado nas competições. E é necessário recursos para isso", pontua Carlos Dalberto.
Ainda segundo o presidente, a Fundação estuda a viabilidade jurídica e tributária para implementar o projeto. Entre as possibilidades, está o uso do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para permitir que empresas destinem parte de seus impostos diretamente ao patrocínio dos esportistas.
Apesar de já existir um fundo municipal para o esporte, administrado pela Funel, o projeto busca simplificar os processos, aproximando diretamente empresas e atletas. "Hoje a Funel tem um fundo destinado ao esporte, que as pessoas podem depositar através da Lei do Incentivo ao Esporte, e o fundo é revertido aos atletas. Mas se puder fazer de forma direta, seria muito melhor, porque a burocracia é menor”, finaliza o presidente da Funel.