"SKATERAPIA"

Projeto da UFTM utiliza o skate para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 01/11/2023 às 09:00Atualizado em 01/11/2023 às 11:13
Compartilhar

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove o projeto de extensão "Skaterapia", que utiliza o skate como um instrumento terapêutico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto tem como objetivo principal proporcionar benefícios ao movimento corporal e ao desenvolvimento neuropsicomotor dessas crianças, ao mesmo tempo em que capacita os estudantes de graduação da área da saúde.

Integrantes do projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

Integrantes do projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

O projeto "Skaterapia" é voltado para crianças com idades entre seis e oito anos que foram diagnosticadas com TEA. As atividades do projeto acontecem em parceria com o Laço Azul, Associação de Apoio aos Autistas, na avenida Guilherme Ferreira, em Uberaba, e são realizadas às quartas-feiras das 16h às 17h30 e sextas-feiras das 14h às 15h30.

"Eu não esperava que o projeto chegasse a esse nível, não esperava que fosse chegar a essa proporção, e fico muito feliz com isso, saber que tudo o que fizemos foi por amor e vontade de fazer a diferença na vida dessas crianças. Vejo e espero que os alunos continuem com muito amor e muita vontade de fazer a diferença na vida dessas crianças, mostrar pra elas que existem vários caminhos possíveis", declarou Yan Oliveira, um dos integrantes.

Os discentes participantes do projeto passam por quatro encontros de duas horas cada, ministrados por um docente colaborador, para aprofundar seus conhecimentos sobre o transtorno e aprender estratégias de interação com crianças com TEA. Eles são responsáveis por elaborar relatórios parciais e finais, compilar dados das avaliações para criar resumos e possíveis manuscritos relacionados ao projeto. Os alunos também produzem folders informativos e seminários sobre o TEA.

Projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

Projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

Os primeiros quatro encontros são voltados para a apresentação do skate para as crianças. Isso inclui atividades como o uso de vídeos animados para despertar o interesse pelo esporte, exploração das peças do skate para trabalhar a sensibilidade e percepção, desenho e pintura do skate, e a construção de skates em materiais maleáveis para desenvolver a coordenação motora.

Os encontros posteriores serão progressivos e incluirão atividades que visam melhorar o equilíbrio, a coordenação motora, o fortalecimento dos membros inferiores e a propriocepção das crianças, tudo por meio do skate.

O projeto disponibiliza um folder informativo sobre o TEA, com orientações sobre como lidar com situações diversas e interagir com crianças com o transtorno. Além disso, serão realizados seminários sobre o TEA e uma página em rede social existe para compartilhar informações e promover a interação entre pessoas que convivem com crianças diagnosticadas.

Projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

Projeto "Skaterapia" (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por