A coroação de Nossa Senhora d’Abadia acontece sempre em 15 de agosto, mas, desde o primeiro dia da festa, fiéis chegam ao Santuário para cumprir promessas feitas à santa. Uberabenses e pessoas vindas de outras cidades não conseguem esconder a emoção ao lembrarem das graças obtidas.
Camila Rodrigues Lima teve uma gravidez complicada e pediu à padroeira de Uberaba que não a deixasse perder a criança. Segundo a dona-de-casa, apesar de enfrentar contrações prematuras e ser obrigada a ficar internada e em repouso por longo período, tudo deu certo no final.
“Sou devota de Nossa Senhora d’Abadia e, com fé, prometi que estaria aqui na festa deste ano se eu conseguisse dar à luz e meu filho sobrevivesse. Hoje, ele está aqui, com muita saúde, e eu vim do bairro Costa Teles para agradecer”, relata. Rafael, o filho, tem 10 meses de idade e acompanhou a missa, na tarde de ontem, no colo de Camila.
Padre Jacaúna lembra que as cerimônias têm ficado cada vez mais movimentadas, especialmente por pessoas que vêm cumprir suas promessas. “Cabem 800 pessoas sentadas no Santuário e, nas missas da noite, os bancos têm ficado totalmente ocupados, sendo necessária até a colocação de cadeiras para acomodar os fiéis. Nos outros horários, não chegamos à capacidade total, mas, a partir do dia 7, certamente haverá lotação”, revela. “Temos percebido a presença de muitos religiosos de outras cidades da região, prestigiando a festa e as celebrações”, completa.