O serviço subsidiado pela Prefeitura, tem custo até 50% menor do que o praticado no mercado (Foto: Divulgação PMU)
A Secretaria do Agronegócio (Sagri) de Uberaba já executou quase 100 atendimentos de preparo de solo em propriedades de agricultores familiares em 2025. O serviço, subsidiado pela Prefeitura, tem custo até 50% menor do que o praticado no mercado.
Segundo dados do Departamento de Produção Agropecuária, foram 98 serviços realizados entre janeiro e abril. A maioria ocorreu nas regiões de São Basílio, Santa Fé e Santa Rosa, conhecidas pela produção de hortifrutigranjeiros, além de áreas próximas ao perímetro urbano. Produtores da Serrinha, Lajeado, Parque do Café, assentamentos e outras localidades também foram contemplados.
Entre os serviços prestados estão gradagem de solo, confecção de canteiros, roçado, limpeza de pastos e lavouras e compactação de silagem.
Para o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, os números são expressivos, especialmente considerando o período de entressafra. “Queremos incentivar os agricultores familiares, principalmente no setor de hortifrutigranjeiros”, afirmou.
Os produtores interessados devem solicitar o serviço diretamente à Sagri. O valor cobrado atualmente é de R$100 por hora/máquina com trator pequeno e R$150 com trator grande. Além disso, os técnicos da secretaria oferecem assistência técnica gratuita, que pode ser agendada pelo telefone (34) 3318-0443.
Nos meses que antecedem a safra, entre agosto e outubro, a demanda aumenta, especialmente para o plantio de milho e feijão. A Sagri reforça que continuará o atendimento aos pequenos produtores interessados no preparo do solo para essas culturas.