Quase mil pessoas prestigiaram a Santa Missa para a abertura oficial do Jubileu 2025, realizada na Catedral Metropolitana de Uberaba (Foto/Leitor JM)
Quase mil católicos passaram pela Catedral Metropolitana de Uberaba para a abertura oficial do Jubileu 2025, neste domingo (29). Também chamado de Ano Santo da Esperança, o início foi marcado por Santa Missa, acompanhada de peregrinação. Paróquias de outras cidades da região também se fizeram presentes na celebração, liderada pelo arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, que entregou o calendário oficial do Jubileu aos representantes de cada paróquia, para que possam se organizar e viver o Jubileu 2025 de acordo com as orientações do Papa Francisco.
O Jubileu 2025 é um período muito significativo para a Igreja Católica Apostólica Romana. A cada 25 anos ocorre o ano jubilar, momento de celebração, que estimula o perdão e a renovação espiritual. Explica o Padre Vitor Lacerda, da Paróquia Senhor Bom Jesus, que esta é uma tradição que remonta ao ano de 1300, quando o Papa Bonifácio VIII declarou o primeiro Ano Santo. Durante os trabalhos que o caracteriza, os fiéis são incentivados a fazer peregrinações, confissões, e praticar obras de misericórdia.
Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, celebrou a Santa Missa para a abertura oficial do Jubileu 2025 (Foto/Leitor JM)
Com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, na noite de 24 de dezembro, o Papa Francisco deu início ao Jubileu ordinário de 2025. No Brasil, paróquias de todo o país realizaram ontem (29) a abertura solene do Ano Santo. Em Uberaba, o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto destacou a importância deste momento para a missão pastoral. Segundo o líder católico, “a esperança, tema do Ano Jubilar, deve nos tirar do indiferentismo e do desânimo, nos levando a acreditar firmemente na esperança”.
Ao final da celebração inaugural, para uma Catedral lotada, com as escadas tomadas por fiéis de paróquias de toda a cidade e região, Dom Paulo frisou a importância deste momento para renovar a confiança em Jesus Cristo e na missão pastoral para, então, entregar o calendário oficial do Jubileu aos representantes de cada paróquia, para que possam se organizar e viver o Jubileu 2025 de acordo com as orientações do Papa Francisco.