Uberaba está atravessando um período de intensas queimadas, o que tem gerado preocupações quanto à possibilidade de aumento de animais silvestres, como roedores e aranhas, nas áreas urbanas.
O departamento de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde alerta que o aumento do número de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras, nas áreas urbanas, já é uma realidade enfrentada pelas cidades, uma vez que muitos desses animais já se adaptaram ao convívio em ambientes humanizados.
Para evitar infestações, o chefe da Seção de Controle de Zoonoses de Uberaba, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues, recomenda a adoção de medidas preventivas, como manter a limpeza do ambiente, eliminar locais que possam servir de abrigo (como mato alto, entulhos e lixos), vedar aberturas e eliminar fontes de água e alimentos que possam atrair roedores. No caso específico dos escorpiões, recomenda-se a vedação de frestas em muros, portas e pisos, além de cuidados redobrados ao manusear materiais de construção ou na limpeza de jardins.
Em caso de acidentes com picadas, as orientações são lavar o local com água e sabão, evitar o uso de garrotes ou cortes na lesão e procurar atendimento médico imediato. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a calma e agir rapidamente para minimizar os riscos.