Alguns professores da rede estadual em Uberaba que teriam direito ao reposicionamento não serão beneficiados. Ele atingiu em todo o Estado 118.268 cargos e beneficia servidores vinculados a 54 órgãos, inclusive a educação, que tem 95.807 cargos deste total. O governo fará o pagamento no 5º dia útil de outubro.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Uberaba (Sind-UTE), vários profissionais estão insatisfeitos com o reposicionamento. “Não temos um número de professores em Uberaba que são beneficiados. Porém já recebemos uma série de reclamações sobre a publicação”, conta a coordenadora do sindicato, Sônia Regina Monte.
A principal reclamação dos professores é que muitos que teriam direito a um reposicionamento maior, não foram atendidos. “Há profissionais que têm o direito de um reposicionamento muito melhor, mas isso foi feito muito aleatório, apenas para cumprir o mandado judicial. E teve aqueles professores também que estiveram na ativa de 1994 até 2005 tinham o direito e nem reposicionados foram”, explica Sônia.
De acordo com a lei, a contagem de tempo para fins de reposicionamento terá como marco inicial a data do último ato de posicionamento, progressão ou promoção do servidor na carreira antiga. E o marco inicial será a data do posicionamento do servidor na nova carreira, ou seja, 1º de setembro de 2005, para os funcionários da educação básica e educação superior.