Profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) estiveram reunidos na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Uberaba para alinhar a integração de duas policiais militares, que serão referências na Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi representada pelos membros do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Nupaz) e a agenda também contou com a participação da Polícia Militar (PM). A reunião foi conduzida pelo juiz Marcelo Geraldo Lemos, da Vara da Infância e da Juventude de Uberaba, e pela promotora de Justiça, Fernanda Fiorati Freitas.
MEC convida Uberaba para diálogo sobre Educação em Tempo Integral e Atendimento Educacional Especial
Durante a reunião, foram apresentados os fluxos de atendimento nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, as militares de referência ficaram responsáveis por garantir que os Registros de Ocorrência sejam encaminhados ao Conselho Tutelar, Nupaz e também à Vigilância Epidemiológica, mesmo em casos de suspeita. As estratégias são para o fortalecimento do trabalho conjunto, enfrentamento da violência e promoção da paz, evitando a revitimização e violência institucional.
A reunião foi realizada na Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (CREDCA/TM) no MPMG.