A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC), órgão do Governo Federal, para articular diálogo sobre a Educação Integral em Tempo Integral e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De acordo com o Ministério, o processo tem foco na produção de um documento conjunto para mostrar a integração entre o Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em nível nacional. A organização é da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Para apresentação das propostas, a Semed mobilizou as Diretorias de Ensino e de Apoio à Atenção Básica, que hoje acolhem projetos especiais, a educação inclusiva, o atendimento educacional especializado, a educação infantil e o ensino fundamental.
A equipe técnica da Semed sugeriu a definição e direcionamento de forma mais específica da prioridade de atendimento e utilização dos dispositivos públicos para efetividade de acompanhamento de AEE.
"Com grande prazer, aceitamos o convite do Governo Federal e definimos os principais pontos de atenção com relação ao atendimento educacional especializado. Entendemos que, como agentes públicos de educação e cidadania, temos que estar na mesa de diálogo para levantar ideias, apresentar desafios e propor soluções. Desta forma, podemos garantir avanços significativos para o processo de aprendizagem das crianças de Uberaba e todo o Brasil", destacou a secretária de Educação, Juliana Bernardi Petek.