A proposta inclui a instalação de cerca de 20 lojas, áreas de convivência e mais de 30 vagas de estacionamento
Localizado na Rua São Sebastião, nº 259, no Centro de Uberaba, o prédio histórico será restaurado por meio de uma parceria entre a Arquidiocese de Uberaba e a Construtora Toubes, com apoio da Prefeitura Municipal (Foto/Fred Matias)
Com previsão de conclusão em 2026, um dos prédios históricos mais emblemáticos de Uberaba está prestes a ganhar nova vida e voltar a ocupar papel central no cotidiano da cidade. O Antigo Palácio Episcopal, também conhecido como Palácio São Luiz ou Palácio do Bispo, passará por um amplo processo de revitalização e será transformado em um centro comercial e cultural, unindo preservação histórica e novas atividades econômicas no coração do município.
Apresentado à comunidade em abril de 2024, o projeto de restauro e reconversão segue em fase de análise e aprovação pelos órgãos competentes. Inicialmente previsto para 2025, o cronograma foi ajustado, e a expectativa agora é que as obras sejam concluídas ao longo do próximo ano.
Localizado na Rua São Sebastião, nº 259, no Centro de Uberaba, o prédio histórico será restaurado por meio de uma parceria entre a Arquidiocese de Uberaba e a Construtora Toubes, com apoio da Prefeitura Municipal.
Atualmente sem uso definido, o imóvel ganhará nova função para além do aspecto econômico, na avaliação do arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto. “A Arquidiocese está contribuindo para a revitalização do centro da cidade e para a preservação do patrimônio histórico”, avalia o líder da Igreja Católica.
O projeto prevê a recuperação da arquitetura original do Palácio do Bispo, preservando suas características históricas, ao mesmo tempo em que adapta os espaços para receber atividades comerciais, culturais e de serviços. A proposta inclui a instalação de cerca de 20 lojas, áreas de convivência e mais de 30 vagas de estacionamento, o que deve ampliar a circulação de pessoas e estimular a ocupação da região central.
A revitalização do Palácio Episcopal é vista como um marco inicial para um movimento mais amplo de revalorização do Centro de Uberaba, com potencial para atrair novos investimentos, impulsionar a economia local e fortalecer a identidade histórica da cidade.