INOVAÇÃO CLIMÁTICA

RHI Magnesita destaca ações de descarbonização na COP30 e inclui resultados da planta de Uberaba

Unidade de Ponte Alta já evita 8,5 mil toneladas de emissões por ano

Publicado em 20/11/2025 às 16:05
Compartilhar
Presidente regional da RHI Magnesita para a América Latina, Wagner Sampaio, em participação na COP30 (Foto/Divulgação)

Presidente regional da RHI Magnesita para a América Latina, Wagner Sampaio, em participação na COP30 (Foto/Divulgação)

A presença da RHI Magnesita na COP30, em Belém (PA), reforçou o papel do Brasil, e de Uberaba, na agenda global de inovação climática. Após participar do painel “Parcerias globais para descarbonizar indústrias mundiais”, a companhia detalhou avanços em tecnologias para redução de emissões e destacou o desempenho da unidade de Ponte Alta, responsável por evitar 8.500 toneladas de CO₂ ao utilizar 40% de energia renovável. 

Durante o debate, o presidente regional da RHI Magnesita para a América Latina, Wagner Sampaio, apresentou a estratégia da multinacional para acelerar a descarbonização industrial. Ele citou o desenvolvimento conjunto com a australiana MCi Carbon de uma tecnologia capaz de converter CO₂ em poucos minutos em materiais de uso industrial, acelerando um processo natural que levaria milhões de anos. 

Segundo Sampaio, a atuação global da empresa favorece a disseminação rápida dessas tecnologias. “O fato de sermos uma empresa global com diversos tipos de operação no mundo todo traz grandes possibilidades em um contexto de tensões geopolíticas e instabilidade econômica”, afirmou. Ele ressaltou ainda que soluções desenvolvidas no exterior podem ser aplicadas diretamente em plantas brasileiras, como as instaladas no interior do país. 

A parceria com a MCi Carbon já está em fase de implementação em unidades da empresa, com perspectivas de expansão para a indústria de refratários e de cal. A tecnologia produz materiais “carbono-negativos” aplicáveis em segmentos como cimento, papel e, potencialmente, como matéria-prima refratária alternativa. 

Além da inovação tecnológica, a RHI Magnesita também apresentou indicadores ambientais. Globalmente, a empresa registrou 14,2% de taxa de reciclagem, o que resultou na evitação de 310 mil toneladas de CO₂ no último ano. Na América do Sul, 99,5% da eletricidade utilizada é certificada I-REC, evitando mais 10.500 toneladas de CO₂ fóssil. Além disso, a unidade de Ponte Alta, em Uberaba, utiliza 40% de energia renovável, o que evita mais 8.500 toneladas de CO₂.  

A companhia também destacou a transparência na gestão ambiental, reconhecida pelo Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, e anunciou a atualização das metas de emissões para 2030, incluindo redução de 10% por tonelada produzida e aumento para 80% da cobertura de gastos com fornecedores avaliados em sustentabilidade. 

A RHI Magnesita é líder mundial em refratários e mantém operações industriais em Uberaba, incluindo a planta de Ponte Alta, referência em energia limpa no setor. A participação da empresa na COP30 reforça seu posicionamento como agente global na transição energética e no desenvolvimento de tecnologias para redução das emissões industriais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por