Segunda etapa do projeto de iluminação pública na comunidade rural de São Basílio, em Uberaba, prevê 213 novos pontos de LED, 100 postes e rede trifásica monitorada em tempo real, com conclusão prevista até janeiro de 2026

(Foto/Divulgação)
A Comunidade Rural São Basílio avança na modernização da iluminação pública com a segunda etapa de expansão da rede, que prevê 213 novos pontos de LED e sistema de telegestão para monitoramento em tempo real. A previsão de conclusão é até o final de janeiro de 2026.
O projeto inclui a instalação de uma rede trifásica totalmente monitorada, permitindo o gerenciamento das luminárias individualmente ou em grupos. A tecnologia permite controle à distância, aumentando a eficiência, segurança e agilidade na operação da rede de iluminação.
Com a conclusão da obra, o número de pontos de iluminação passará de 40 para cerca de 460. A primeira etapa, iniciada em junho de 2023, implantou 206 pontos, com investimento de R$ 280 mil. A segunda fase prevê 100 novos postes e 213 pontos, com valor estimado em R$ 1,8 milhão.
Segundo a diretora de Iluminação Pública, Gabriela Miziara Sabino de Oliveira Borges, “essa obra leva mais dignidade para a comunidade rural, que por muitos anos viveu sem iluminação pública nas ruas. A chegada da luz representa mais segurança, conforto e tranquilidade para quem mora e circula por ali. Além disso, o sistema modernizado e monitorado permite uma gestão mais eficiente, garantindo que a população tenha um serviço de qualidade”.