Arquidiocese de Uberaba vai realizar neste domingo a Romaria da Família, pelo 16º ano consecutivo. Em entrevista à Rádio JM, o padre Fabiano Roberto dos Santos, vigário administrativo da igreja Adoração Perpétua e diretor da Pastoral Familiar, que organiza a romaria, explicou que a Arquidiocese de Uberaba reúne anualmente as paróquias da cidade e região, para fazer uma peregrinação.
A romaria foi criada em 1994, quando o para João Paulo II decretou o Ano Internacional da Família. Na época, a Arquidiocese decidiu promover algo semelhante na cidade, para mobilizar todos os fiéis em torno de todos os problemas que assolam as famílias.
Faz parte da Arquidiocese de Uberaba o total de 20 cidades e 56 paróquias. Nos últimos quatro anos o encontro aconteceu na igreja de Nossa Senhora da Abadia e em 2010 retorna ao santuário da cidade de Água Suja (Romaria). Segundo o padre, o objetivo é rezar por todas as famílias, em um momento de reflexão e oração. O tema deste ano é “Família formadora dos valores humanos e cristãos”.
De acordo com o padre Fabiano Roberto, é um momento de manifestação pública favorável à instituição família, que, segundo ele, tem sofrido muitas ameaças, com as características da pós-modernidade, como individualismo, ausência de Deus e problemas educacionais. “Eventos como este favorecem a reflexão, a meditação e a tomada de uma nova postura com relação à família”, disse ele.
E, ao contrário de outras romarias, esta não é feita a pé. O representante da igreja explicou que cada paróquia é responsável por fazer lotações de ônibus e carros. Os interessados em participar que não puderem ir com carro próprio devem procurar a paróquia mais próxima para saber se ainda existem vagas disponíveis.
A igreja espera a participação de mais de quatro mil fiéis. Os participantes deverão chegar a Romaria no máximo às 8h do dia 25, quando serão realizados orações e debates sobre o tema família, com término previsto para as 14h.