NESTA QUINTA

Romaria do Paizinho abre peregrinações para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Com 44 anos de história, peregrinos abrem temporada de romarias de Uberaba, com trajeto feito a pé

Dandara Aveiro
Publicado em 24/07/2025 às 15:36Atualizado em 25/07/2025 às 05:47
Compartilhar
Neste ano, cerca de 30 romeiros seguem a pé pelo trajeto, acompanhados por uma equipe de 20 voluntários, que prestam assistência com água, café e apoio logístico (Foto/Reprodução)

Neste ano, cerca de 30 romeiros seguem a pé pelo trajeto, acompanhados por uma equipe de 20 voluntários, que prestam assistência com água, café e apoio logístico (Foto/Reprodução)

A tradicional Romaria do Paizinho parte na noite desta quinta-feira (24), às 20h, de Uberaba com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no Alto Paranaíba. O grupo abre oficialmente a temporada de peregrinações da cidade, com mais de 30 romeiros seguindo a pé por um trajeto de aproximadamente 122 quilômetros. 

Segundo Renato Alves, um dos organizadores, tradicionalmente as peregrinações acontecem entre 1º e 15 de agosto. Entretanto, a escolha por sair na última semana de julho tem um propósito: “Chegamos à igreja com mais calma, fazemos nossas orações, nossos agradecimentos por promessas e penitências, e abrimos caminho para os outros grupos. Quanto mais o tempo passa, mais lotado fica o santuário, com filas e cansaço acumulado. Já passamos por essa experiência e agora preferimos assim”, explica. 

Neste ano, cerca de 30 romeiros seguem a pé pelo trajeto, acompanhados por uma equipe de 20 voluntários, que prestam assistência com água, café e apoio logístico. A saída será na rua Edson Dias, 470, no bairro Jardim Maria Alice, com passagem pela Serrinha, Usina Uberaba, Nova Ponte e, finalmente, chegada ao santuário, conhecido como Água Suja. 

O percurso é feito em três noites, com paradas estratégicas. Os romeiros descansam após cerca de 50 quilômetros, retomam rumo a Nova Ponte e encerram a jornada no domingo. “Fazer romaria é corpo, alma e mente. Quando o corpo cansa, a gente usa a mente. Quando a mente fraqueja, a alma continua. E quando vê, a gente chegou”, diz o organizador, emocionado. 

Com 44 anos de tradição, a Romaria do Paizinho é considerada a mais antiga em atividade na cidade. Conforme Renato, a devoção do grupo atravessa gerações, mantendo viva a fé de sua família. “Começou com meu irmão, Antônio de Pádua, e a gente vai à Romaria sem faltar nenhum ano, sempre cumprindo essa promessa enquanto for possível. Antes éramos 680 pessoas. Hoje, cerca de 30 caminham, porque surgiram outras romarias e grupos. Mas o espírito é o mesmo”, conta. 

Neste ano, a concessionária EPR Triângulo, responsável pela MG-190, também reforçou o apoio. Segundo Renato, a equipe entregou lanternas, coletes refletivos, mapas do trajeto e solicitou suporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Toda ajuda é bem-vinda e a peregrinação é aberta para quem quiser participar. Jesus Cristo não tinha regras de pessoas, e não podemos pecar nisso Acolhemos todos que forem de alma limpa”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por