A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que, neste sábado (22), houve o rompimento de uma adutora na Rua João Alfredo, no bairro Abadia. A tubulação é responsável por interligar a Estação de Tratamento de Água a diversos Centros de Reservação (CR), comprometendo o abastecimento em algumas regiões da cidade.
Equipes técnicas foram mobilizadas para solucionar o problema, e o reparo foi concluído no início da tarde. Durante a manutenção, foi necessário interromper o bombeamento de água, causando um desequilíbrio no sistema de reservação, especialmente na região oeste de Uberaba. A situação foi agravada pelo alto consumo típico dos sábados, intensificado pelas altas temperaturas.
Com a interrupção, o primeiro reservatório afetado foi o CR-13, localizado no bairro Valim de Melo, que precisou ser fechado para recuperação do nível de armazenamento. Há também a possibilidade de fechamento do CR-11, que abastece a região do bairro Uberaba I, ainda neste sábado.
Para minimizar os impactos, a Codau está realizando manobras técnicas a fim de restabelecer o equilíbrio no sistema de abastecimento. A companhia orienta os moradores dos bairros atingidos a utilizarem a água das caixas-d'água com moderação até a normalização do serviço.
Bairros afetados:
CR-13: Parque das Aroeiras, Jardim Itália, Isabel Nascimento, Jardim Santa Clara, Rio de Janeiro, Antônio Caiado, Valim de Mello I e II, Bento Assis Valim, Chica Ferreira, Gameleiras e Residencial Ipanema.
CR-11 (caso o reservatório seja fechado): Josa Bernardino, Antônia Cândida, Amoroso Costa, Parque São José, Jardim Manhattan, Manoel Mendes, Cidade Nova, Residencial Mônica Cristina, Elza Amuí, Mangueiras, Uberaba I e II, Residencial Reynaldo Mendes, Jardim Primavera, Residencial 2000, de Lourdes, Guilherme Borges, Jardim Califórnia, José Barbosa, Maringá, Residencial Dona Ilza, Belo Horizonte, Residencial Paulo Cury, Oneida Mendes, Zeca Mendes, Jardim Seriema, Conjunto Antônio Barbosa, Reserva Ushuaia, Jardim Líbano, Parque dos Buritis, Maria da Glória, Dahma Fit e Parque Maria de Oliveira.
A Codau segue monitorando o sistema e reforça a importância do uso consciente da água até a normalização do abastecimento.