Sem registro de morte, boletim da Secretaria de Estado de Saúde aponta 27 casos suspeitos de febre chikungunya
Boletim Epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aponta que em Uberaba tem 7.630 casos suspeitos de dengue. Já o total de confirmados chegou a 661. Não foi registrada nenhuma morte em decorrência da doença.
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que o município tem 27 casos suspeitos de febre chikungunya. Também não há registro de mortes por essa doença e nem registro de casos de zika.
Leia também: Vacinação contra a dengue começa nesta segunda em Uberaba; confira locais de imunização
Minas Gerais registrou 940.294 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 376.119 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 179 óbitos confirmados por dengue no estado e 627 estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 79.510 casos prováveis da doença, dos quais 53.004 foram confirmados. Até o momento, 28 óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 35 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 177 casos prováveis de pessoas infectadas. Foram confirmados 16 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.
A Secretaria de Saúde deu início na segunda-feira (8) à campanha de vacinação contra a dengue. Neste momento, estão sendo vacinadas crianças de 10 e 11 anos, conforme os critérios do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo a ser inicialmente vacinado engloba a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue – 10 a 14 anos –, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“À medida que as doses forem chegando, o Município irá ampliar as idades conforme a faixa etária definida por nota técnica do Ministério da Saúde. Para vacinar, é importante apresentação da caderneta de vacinação e documento pessoal com foto. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável”, explicou a coordenadora da Central de Vacinas da SMS, Priscilla Amaral.
Além da vacinação, a SMS também destaca as medidas de prevenção no combate à dengue.