
(Foto/Divulgação)
O fim de semana será de intensa movimentação na área da saúde em Uberaba. O Programa Saúde SIM realiza 2.111 atendimentos entre sexta-feira (7) e domingo (9), com foco na redução das filas de espera por exames e consultas.
As ações acontecem em diferentes pontos de Uberaba e também na zona rural. Moradores das comunidades de Ponte Alta, Peirópolis e São Basílio serão atendidos com exames de eletrocardiograma e ultrassonografia na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco José Silva Sabiá, com o apoio do caminhão itinerante do programa. A previsão é atender 316 pacientes durante o fim de semana.
Na área urbana, 235 pessoas foram agendadas para exames de radiografia na Clínica Pro-X Imagem e Diagnóstico, na Rua Vigário Silva, 328, no Centro. O Hospital Beneficência Portuguesa realiza neste sábado (8) cerca de 60 exames de ultrassonografia.
Também no sábado, a Secretaria de Saúde promove uma grande ação dentro da campanha Novembro Azul, oferecendo 500 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) em parceria com o Hospital Dr. Hélio Angotti, para reforçar o cuidado e a prevenção do câncer de próstata.
O Hospital Regional José Alencar participa da mobilização no domingo (9), com cerca de 40 consultas em gastroenterologia, ampliando o acesso da população a especialidades médicas.
A carreta do Programa Saúde SIM, estacionada no Sest Senat, segue com atendimentos de ultrassonografia durante os três dias, totalizando 960 vagas entre sexta e domingo.
Segundo a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, o esforço é parte de uma estratégia permanente de ampliação do acesso à rede pública. “O Programa Saúde SIM é uma estratégia permanente que vem garantindo que o cidadão seja atendido com mais rapidez e dignidade. Nosso trabalho é para que ninguém fique sem cuidado”, afirmou.
Os agendamentos são realizados exclusivamente pela equipe da Secretaria de Saúde, via sistema de Fila Eletrônica. O contato deve ser feito pelo número (34) 3331-2700 (não recebe chamadas). Em caso de ausência, o paciente deve comunicar pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160.
A Secretaria alerta que pacientes que faltarem aos exames retornam ao fluxo de agendamento eletrônico apenas após o reinício do acompanhamento em suas unidades básicas de saúde.