SISTEMA PENITENCIÁRIO

Saúde promove capacitação para a Polícia Penal sobre notificação de agravos

Publicado em 24/06/2024 às 18:57
Compartilhar

Objetivo da capacitação é otimizar as notificações compulsórias de agravos e doenças (Foto/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, promoveu, nesta segunda-feira (24), uma capacitação para representantes da equipe de Saúde do sistema penitenciário. A ação foi realizada no auditório da SMS e teve como objetivo otimizar as notificações compulsórias de agravos e doenças. 

Durante o encontro, foi abordada a notificação de casos referentes à tuberculose, HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e tentativas de autoextermínio. A capacitação visou esclarecer como deve ser feita a notificação dos casos identificados no sistema penitenciário. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho de Lima, com as notificações é possível melhorar o monitoramento e, consequentemente, pensar políticas públicas para esse grupo-alvo. 

Conforme a Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 2017, a notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de Saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por