O mutirão foi uma ação integrada das secretarias municipais, da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Tiro de Guerra (Foto/Divulgação)
No fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro Parque das Gameleiras. A ação teve como ponto de concentração a praça João Sem Teto e percorreu ruas do bairro, com visitas de agentes de endemias às residências, aplicação de fumacê costal, recolhimento de materiais volumosos pelo caminhão “Cata-Treco” e eliminação de possíveis focos do transmissor da dengue e outras arboviroses.
De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, a iniciativa preventiva ocorre em todos os municípios de Minas Gerais, seguindo o Plano Estadual de Saúde Contra as Arboviroses. "Conforme estudos epidemiológicos, uma epidemia com maior número de casos que as anteriores, é esperada para o próximo ano. Nosso objetivo é a prevenção e manter os níveis de contaminação controlados em Uberaba”, afirmou.
Leia também: Uso de drones contra dengue começa em janeiro
A superintendente regional de Saúde da Macrorregião Triângulo Sul, Ana Maria de Oliveira Bernardes, destacou a importância da parceria com o município: “Uberaba, como sempre, mobilizou todos os seus agentes, toda a infraestrutura da Prefeitura e escolheu este bairro, porque apresentou um alto índice no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Queremos que a população desfrute de saúde. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é garantir que as pessoas convivam com a melhor qualidade de saúde possível".
O mutirão foi uma ação integrada das secretarias municipais, da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Tiro de Guerra 11-003.