Representantes das indústrias do setor de cosméticos de Uberaba e cidades da região reuniram-se, na noite de ontem, na sede da regional Vale do Rio Grande da Federação
Representantes das indústrias do setor de cosméticos de Uberaba e cidades da região reuniram-se, na noite de ontem, na sede da regional Vale do Rio Grande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A gestora de projetos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Heloísa Tinoco, afirma que, por inexistência de sindicatos ou entidades representativas para o segmento, o desenvolvimento do setor fica prejudicado na região. “Não sabemos sobre a quantidade de indústrias na região e tampouco sobre a geração de empregos ou potencial de crescimento, daí a importância deste 1º encontro”, conta a coordenadora, destacando que as reuniões farão parte de um projeto que surge como uma oportunidade revolucionária para essas empresas. “Por não ter nenhum órgão ou associação de gestão, a execução do projeto possibilitará que façamos um diagnóstico dessas indústrias na região e identifiquemos a representação econômica e futura delas em Uberaba”, explica.
No total, 35 empresas foram convidadas para esse estágio de mapeamento e identificação, realizado gratuitamente. Segundo Heloísa, os industriais puderam ouvir palestras sobre a atual situação do mercado nacional e tendências regionalizadas para produtos, além de explanação comandada por Alberto Keidi Kurebayashi, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). “Neste 1º momento, queremos fazer com que todas elas estejam dentro das normas da Anvisa e preparadas para o desenvolvimento das ações tecnológicas e mercadológicas que iremos propor”, garante.
A data para a realização do novo encontro ainda não foi definida pelo Sebrae, entidade idealizadora do projeto, mas, de acordo Heloísa, dentro de 15 dias o diagnóstico empresarial já estará concluído e pronto para embasar as atividades seguintes.