MUTIRÃO DOS CABOS

Secretaria cobra qualidade na retirada de cabos inutilizados em Uberaba

Reunião feita com representantes buscou padronização dos relatórios por pare das operadoras

Publicado em 11/07/2025 às 18:32
Compartilhar

Determinada a garantir resultados concretos no programa de limpeza do cabeamento urbano, a equipe jurídica da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), se reuniu com representantes das operadoras de telefonia que atuam no município para reforçar a necessidade de padronização e eficiência na retirada dos cabos inutilizados nos postes da cidade. A reunião também contou com a presença da Cemig, parceira na fiscalização das ações.

Embora as operadoras já tenham apresentado planos de ação à Prefeitura no mês anterior, o Município cobra mais do que apenas planejamento. Segundo a assessora jurídica da Sesurb, Marina Cunha Oliveira, a meta é assegurar que o serviço seja executado de forma eficaz, trazendo benefícios reais à paisagem urbana, à segurança da população e à qualidade dos serviços prestados. “Recebemos relatórios de algumas empresas, mas outras falharam nessa atividade que já havia sido determinada na última reunião. Então, como meio de padronizar esse relatório, formalizamos o modelo neste encontro", explicou. 

Para ela, não basta apenas relatar, é preciso garantir que o trabalho esteja realmente sendo feito da maneira correta, sendo que o modelo padrão dos relatórios visa assegurar maior clareza, fiscalização e controle sobre as ações. Para isso, foi apresentado um checklist que passa a ser obrigatório para as operadoras Algar, Tim, Claro, Vivo, Giga + Fibra, FiBrasil e TCF Telecom, na elaboração dos relatórios fotográficos. O documento detalha as informações que deverão ser prestadas, como o local exato das intervenções, as condições encontradas nos postes, as etapas da retirada dos cabos e o descarte final do material.

Além de garantir critérios iguais entre as empresas, o novo padrão fortalece o processo de fiscalização pela assessoria jurídica e pela Diretoria de Iluminação Pública e Telegestão da Prefeitura, com apoio da Cemig. “Nós pedimos para que refizessem os relatórios para padronizarmos o que já foi feito e dar a devida transparência para a população", acrescentou Marina.

A Prefeitura estabeleceu o prazo até 5 de agosto para que as operadoras entreguem os relatórios revisados, além da exigência para que todos os documentos futuros sigam o novo modelo e sejam enviados até o quinto dia útil de cada mês. Outro ponto enfatizado pela Sesurb é o descarte correto dos cabos inutilizados, que deve seguir todas as normas ambientais e de limpeza urbana.

A assessora jurídica ainda reforçou a importância da cooperação entre as empresas envolvidas, a Cemig e o Poder Público, com o objetivo de melhorar a paisagem urbana, aumentar a segurança e garantir maior organização da rede de cabeamento na cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por