SEGURANÇA

Secretaria de Meio Ambiente lança cartilha sobre avaliação de risco de queda de árvores

Publicado em 30/12/2025 às 11:56
Compartilhar

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) elaborou a Cartilha de Avaliação de Risco Arbóreo, um material técnico e educativo que orienta sobre as principais causas de queda de árvores em áreas urbanas e apresenta critérios utilizados na avaliação de riscos, com foco na segurança da população e na preservação ambiental.

Desenvolvida pelo Departamento de Recursos Ambientais da Semam, a cartilha reúne informações acessíveis à população e fundamentadas em normas técnicas nacionais e internacionais, utilizadas por profissionais habilitados na gestão da arborização urbana. O conteúdo também busca esclarecer que a queda de árvores, na maioria dos casos, está relacionada à combinação de fatores estruturais, ambientais e de intervenções humanas inadequadas, e não à “fragilidade própria da árvores”.

Outro ponto central da publicação é a orientação à população sobre sinais de alerta que podem ser observados no dia a dia, como cavidades no tronco, fungos aparentes, inclinação repentina da árvore e raízes expostas, reforçando a importância de comunicar situações suspeitas aos canais oficiais, sem gerar pânico ou intervenções indevidas.

De acordo com o biólogo da Semam, Paulo César Franco, o material detalha como é realizada a Avaliação Visual de Risco Arbóreo (AVRA), método adotado pela Prefeitura de Uberaba para identificar sinais de instabilidade em árvores, priorizando ações de manejo, como podas corretivas e tratamentos fitossanitários, antes de qualquer medida de supressão. 

“É um documento para servir de orientação à população, para que possa ser lido sem pânico, sem medo. E, consultando essas informações, avaliar se a árvore da residência ou próxima a ela se encontra em uma situação de risco ou não”, explica.

O biólogo esclarece que há vários fatores, ambientais ou ações do próprio homem, que podem levar à queda de árvores. Por isso, a população deve ficar atenta a todos os sinais. E, quando notar alguma anormalidade, acionar os órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

“É importante ressaltar que essa avaliação deve ser feita por um técnico. As podas, quando necessárias, devem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas credenciadas pelo município. A lista desses profissionais está disponível na página da Prefeitura”, completa.

A cartilha está disponível na página da Prefeitura, no endereço: https://portal.uberaba.mg.gov.br/secretaria_outros_servicos_pagina/32/1

Canais de atendimento – Em caso de dúvidas ou risco de quedas, o cidadão pode acionar os seguintes canais de atendimento: Prefeitura de Uberaba – Cidade Ativa: 0800 940 0101 ou (34) 3318-0800; Secretaria de Meio Ambiente: (34) 3318 -0310; Defesa Civil de Uberaba: 199; CEMIG: 116; Corpo de Bombeiros: 193.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por