Trânsito de veículos pesados em Uberaba (Foto/Arquivo JM)
Para alívio dos motoristas que reclamam de dificuldades nas ruas estreitas de Uberaba, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está considerando a possibilidade de restringir a entrada de caminhões grandes e pesados na zona urbana. A medida visa minimizar o impacto negativo no tráfego cotidiano e a preservação das vias públicas.
A proposta vem à tona após crescentes preocupações com a circulação de veículos de grande porte, que muitas vezes são utilizados para abastecer estabelecimentos comerciais no centro da cidade. A SDS analisa a experiência bem-sucedida de cidades como Ouro Preto, onde foi determinado que apenas caminhões de pequeno porte podem adentrar a área urbana, visando melhorar o fluxo de trânsito e evitar problemas nas vias.
O secretário de Defesa Social de Uberaba, Alexandre de Oliveira, em entrevista à Rádio JM, destacou a necessidade de implementar a limitação para garantir a segurança e evitar danos à infraestrutura urbana: "Às vezes, acontecem até problemas nas rodovias, quando as grandes carretas adentram na cidade, como na Randolfo Borges, e arrebentam as fiações. Isso demanda sinalização, alterações em termos de normas junto à Câmara e vamos trabalhar nesse sentido sim. Já reconhecemos essa necessidade".
Algumas ruas já foram citadas por ouvintes da Rádio JM como preocupantes, a exemplo da Governador Valadares e da Coronel Manoel Borges, que sofrem com a passagem de caminhões pesados. A ideia da limitação seria proporcionar um tráfego mais fluído para os motoristas.