DIA DA ÁRVORE

Secretário pede apoio da população para manter árvores vivas em Uberaba

Secretário Edno da Silveira pontua que árvores morrem em Uberaba por falta de água e chama a população a colaborar com a manutenção da área verde da cidade

Dandara Aveiro
Publicado em 07/09/2025 às 13:51
Compartilhar

Semam promove atividades de conscientização durante todo o ano, mas concentra esforços em duas datas simbólicas (Foto/Divulgação/Prefeitura de Uberaba)

O próximo 21 de setembro, Dia da Árvore, será marcado em Uberaba por uma programação especial de educação ambiental, plantios e visitas a parques municipais. Além das ações, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) reforça que a colaboração dos moradores é indispensável para manter as áreas verdes da cidade vivas. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, a Semam promove atividades de conscientização durante todo o ano, mas concentra esforços em duas datas simbólicas: a Semana do Meio Ambiente, em junho, e a Semana da Árvore, em setembro. “Realizamos plantios, palestras, visitas guiadas em parques e ações educativas em escolas e empresas. Nosso objetivo é mostrar que a preservação é responsabilidade de todos”, destacou. 

Apesar das iniciativas, o secretário reconhece a falta de engajamento da população no cuidado diário com as mudas recém-plantadas. Como exemplo, citou a Avenida Cristo Rei, onde cerca de 80% das árvores morreram durante o período de estiagem por falta de irrigação. “É muito difícil cuidar de tudo, por isso contamos com a ajuda de todos. Pedimos que moradores e comerciantes próximos ajudem com gestos simples, como jogar um balde de água dia sim, dia não. São cinco minutos que fazem toda a diferença”, afirmou.   

Edno Silveira lembrou ainda episódios de vandalismo, como o caso de palmeiras quebradas em canteiros centrais durante a madrugada. “É desanimador quando vemos esse tipo de atitude, porque o trabalho de arborização é feito para a cidade inteira. Precisamos que o cidadão se sinta corresponsável pelo que foi plantado”, reforçou. 

A Prefeitura chegou a utilizar caminhões-pipa para reforçar a irrigação, mas a frota antiga já não consegue atender à demanda. Entre eles, o veículo apelidado de “Migão”, que fazia a rega semanal nas principais avenidas, hoje está obsoleto. A alternativa será a locação de caminhões pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). 

Com a proximidade do Dia da Árvore, a Semam aposta na mobilização comunitária para mudar o cenário. “Solicitamos que todos colaborem. Não é só o poder público que deve agir. As pessoas precisam participar das ações, pois estão ajudando a conservar e preservar o que é nosso. Às vezes conseguimos parcerias com empresas, mas nem todos os locais têm esse apoio. Então que a população nos ajude a manter esse trabalho”, concluiu o secretário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por