Não há limite de cadastro, mas os tutores precisam preencher questionário de cada animal no site da Prefeitura (Foto/Divulgação)
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) retoma nesta segunda-feira (19) os mutirões de castração de animais. Até o dia 23, a ação será no ginásio da Escola Gastão Mesquita Filho, em Ponte Alta, para moradores daquela localidade e comunidades vizinhas. Em seguida, entre os dias 25 e 11 de julho, o mutirão acontecerá na Quadra Poliesportiva no Loteamento Beija-Flor II para os já cadastrados em Uberaba.
Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, a meta é castrar cerca de 2 mil animais desta vez, sendo que a meta para 2023 é de atingir 5 mil cães e gatos. Para tanto, afirmou ele, os recursos da ordem de R$ 800 mil já estão garantidos.
O cadastramento dos interessados continua exclusivamente pelo formulário disponível no site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br). Se o tutor tiver mais de um animal, deverá preencher um cadastro para cada pet, individualmente. Vale destacar que o animal deve estar oito horas em jejum de água e comida, e deve ter, no mínimo, seis meses de idade.
Alberto Faria alertou que aquelas pessoas que já se cadastraram em mutirões anteriores não precisam fazer nova inscrição, pois já têm vaga garantida. Tanto para os novos cadastrados quanto para os que já estavam na fila, a Superintendência de Bem-Estar Animal realizará o agendamento e entrará em contato por telefone informado junto à Semam. “Caso não sejam chamados para esse mutirão, os cadastrados continuam na fila para os próximos mutirões”, apontou.
O superintendente lembrou que o animal deve ser levado pelo tutor somente no dia e horário previamente agendados, sendo necessário no momento da castração apresentar documento de identidade (RG). Tutor sem agendamento não terá seu animal castrado no dia, sendo necessário preencher o cadastro e aguardar ser chamado.
Alberto esclareceu que existem restrições para animais braquicefálicos, que apresentam a cabeça de formato "achatado" e com focinho de tamanho "encurtado", como os shih-tzu, lhasa apso, pug, buldogue francês e yorkshire, que precisam apresentar o exame ecocardiograma veterinário com laudo. “Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (34) 3318-0312, entre 8h às 18h, de segunda a sexta-feira”, disse
Continuam sendo priorizados, aqueles animais cujos tutores já estejam na lista de cadastrados, protetores com mais de 10 animais e moradores da região perto dos locais onde estarão acontecendo os mutirões.
Para realização das atividades foi contratado o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale). O mutirão tem parceria com o Departamento de Educação Ambiental da Semam, com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer.