Na abertura da semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na sexta-feira, cerca de 100 exemplares do livro Coletânea Biográfica dos Escritores Uberabenses, foram vendidos. A informação é da diretora da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, Viviane Cataldi, que explica que parte desse dinheiro será revertido para a compra de livros para completar a estante de escritores uberabenses na biblioteca.
Segundo ela, esses livros são obras raras, que hoje não são mais comercializados, e que só são encontrados em grandes sebos. “São obras de autores que até mesmo já faleceram. E por não serem mais vendidos em livrarias comuns, são de alto valor de aquisição”, explica.
A coletânea, de autoria da bibliotecária Sônia Paolinelli, conta com a participação de 131 escritores da cidade, dos quais 31 fazem parte da biblioteca do Congresso Norte-Americano, em Washington. “É importante ressaltar que em Uberaba também existem autores bastante capacitados e, de renome internacional. Por isso, a importância de despertar o interesse dos leitores uberabenses por escritores da nossa região”, ressalta.
A diretora ainda lembra que neste ano o tema da semana do livro é “Um escritor uberabense no meio da gente”, e que até a próxima quinta-feira (29), no encerramento nas comemorações, a temática vai ser vista na prática com a presença de escritores no salão da Biblioteca, em palestras, debates e atendimento aos usuários.