Conferência Municipal de Segurança Alimentar discutiu no início desta semana a estruturação do Plano de Segurança Alimentar para a cidade. De acordo com o coordenador do conselho responsável por esta área em Uberaba, Josimar Rocha, agora as propostas vão ser trabalhadas em um seminário. “Vamos reunir todas as informações da conferência e sair desse seminário com o plano já estruturado, para que no ano que vem ele se torne um instrumento para monitorar a política no município.”
Segundo Josimar, o instrumento vai para estruturar as políticas e os instrumentos de garantia a uma alimentação adequada abranger desde a produção até a mesa do cidadão. “Foi insistentemente colocada a necessidade do fortalecimento e da participação tanto do governo quanto da sociedade civil nessa estruturação. Essa garantia está na constituição.” Para isso, foi discutida a constituição de uma coordenadoria, talvez com status de secretaria, para reunir todas as políticas que dizem respeito à área.
Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento e 10 delegados foram eleitos para a etapa regional, sendo quatro representantes do governo e seis da sociedade civil. A Conferência Regional de Segurança Alimentar está marcada para os dias 1º e 2 de julho e deve contar com a participação de 27 municípios. Deste novo encontro serão escolhidos novos representantes para a estadual, entre os dias 4 e 7. Todas as propostas vão ser debatidas para que se estruture a Política Nacional de Segurança Alimentar.