No dia que se comemora a Consciência Negra, a comunidade afro vai ter muito o que festejar. Além do feriado inédito na cidade, diversos eventos devem preencher a agenda do dia, que começa logo cedo, e deve atrair cerca de 3 mil pessoas, segundo expectativas de organizadores.
Na Praça da Liberdade, 16 apresentações começam às 8h30, de acordo com Adriano Leal, assessor especial de gabinete do prefeito. Além de capoeira, dança, recital de poemas e congada, terão hip-hop, competições esportivas e shows. “O momento mais esperado é a apresentação do grupo de pagode Sensação, que deve ocorrer por volta das 14h, encerrando as comemorações”, afirma o presidente do Conselho Afro em Uberaba, Evaldo Alves Cardoso, o Saruca.
Além de representantes de entidades afros em Uberaba, várias autoridades políticas já confirmaram presença. Por volta das 11h haverá a solenidade oficial, que contará com o prefeito Anderson Adauto, além de representantes das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Fundação Cultural.
Logo à tarde, mais homenagens, dessa vez em entidades religiosas da cidade, que darão continuidade às comemorações. Ainda de acordo com Saruca, na Igreja São José, a partir das 17 horas começam as comemorações com apresentação de congadas, dança e música da cultura afro. Após a missa das 19h, barraquinhas encerram o dia festivo no local.
“No Santuário Nossa Senhora D’Abadia, haverá uma missa afro, típica de nossa cultura. Nela terá um coral afro ao som de atabaques e berimbau”, salienta.