A exemplo do que acontece em nível nacional, as empresas de telefonia/internet móvel estão no topo das reclamações na Fundação Municipal Procon de Uberaba, com 411 registros. O segmento também liderou o ranking de reclamações no Procon no ano passado.
São muitas as reclamações sobre as empresas de telecomunicações ao longo das últimas décadas. Em todo o Brasil, só em 2022, foram cerca de 1,4 milhão de queixas contra empresas protocoladas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – quase três por minuto ao longo do ano. Isso sem contar as reivindicações registradas nos Procons estaduais.
Em Minas Gerais, por exemplo, desde 2015, o Procon do Ministério Público (MPMG) e o Procon da Assembleia (ALMG) receberam 203 mil reclamações.
Outra que também está no ranking com mais reclamações no Procon em Uberaba é a Cemig, com 310 registros. Nos últimos tempos, não apenas o Procon, mas outros canais também têm sido procurados para relatar queixas contra a concessionária.
Os apagões e oscilações, neste ano de 2023, foram os principais problemas no fornecimento de energia. Recentemente, o Grupo JM de Comunicação recebeu moradores do condomínio residencial Damha 1, região Sul de Uberaba, por conta da falta de energia no bairro por mais de 24 horas. Além disso, eles se queixaram também sobre a demora para o restabelecimento do serviço.
Em recente comunicado à imprensa, a Cemig alegou que investimentos são feitos para melhorar a qualidade do fornecimento de energia em todo o Triângulo Mineiro. Entre as melhorias estão a construção de novas subestações e linhas de distribuição, modernização da rede elétrica e substituição de equipamentos por outros mais modernos.