Prazo para credenciamento dos veículos que atuam no transporte escolar está correndo desde a semana passada, mas até agora poucos motoristas compareceram à Secretaria Municipal de Trânsito para renovar o cadastro. Em 2009, 354 vans foram autorizadas para o transporte urbano e na zona rural. Por enquanto, somente 36 entraram com processo para credenciamento este ano.
De acordo com o chefe de transportes especializado, Carlos Roberto Freitas, os motoristas têm até 12 de fevereiro para regularizar a situação. A partir desta data, quem for pego sem o selo ou documentos certificando a permissão para trabalhar receberá multa de R$ 1,5 mil e terá o veículo apreendido. “Este ano, não tem prorrogação. Dia 12 é o último dia e quem estiver rodando sem o selo estará irregular”, alerta.
Freitas salienta que o selo está em processo de fabricação e a meta é que todos os carros estejam com o novo adesivo no dia 13. Entretanto, caso ocorra algum atraso para a confecção do material, ele afirma que não haverá desculpa para os condutores: “A secretaria libera no ato da aprovação do cadastro um novo crachá de identificação e uma autorização com as características do veículo”.
O chefe de transporte alerta aos pais para prestarem atenção na hora de contratar o serviço dos motoristas, evitando veículos que atuam clandestinamente. Segundo ele, as vans credenciadas passam por vistoria para garantir a segurança dos passageiros, além de outras exigências. “Não se pode pensar em economia quando se trata de vidas”, avisa.