Proprietário de autoelétrica faz reclamação à reportagem do Jornal da Manhã sobre falta de obstáculo e sinalizações devidas na rua Apolônio Sales, bairro São Benedito
Proprietário de autoelétrica faz reclamação à reportagem do Jornal da Manhã sobre falta de obstáculo e sinalizações devidas na rua Apolônio Sales. Noboru Nanya explica que como na rua existe escola é preciso que as pessoas reduzam a velocidade para evitar acidentes.
De acordo com Noboru, em certos períodos do dia o tráfego de veículos é muito intenso, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos da Escola Estadual Professor Chaves. “Na saída da escola, a quantidade de alunos também é muito grande e eles não andam apenas no passeio, andam na rua, precisam atravessar e às vezes até ficam brincando”, conta.
“Constantemente a gente escuta batida nesse trecho, sempre há ocorrências, seja entre dois carros, de carro com moto e carro com bicicleta”, diz ainda. Segundo o proprietário da autoelétrica, em média acontecem dois acidentes por mês no local. “As pessoas convergem para entrar nas outras pistas, então, em certas ocasiões fica muito perigoso, nossa preocupação é de o pessoal começar a desacelerar antes da escola”, ressalta.
Noboru explica que, além da falta de obstáculo, no local existem duas ruas convergentes à Apolônio Sales, nas quais as pessoas viram constantemente na contramão. “São dois trechos muito curtos, uma rua só vai e a outra só vem, e sempre as pessoas viram na contramão”, diz. De acordo com ele, apesar de a sinalização estar escondida, 90% das pessoas que viram nas ruas irregularmente sabem do erro que estão cometendo. “A gente fica até com receio de virar lá, já sabendo que as pessoas viram erradamente”, ressalta.
A assessoria da Prefeitura Municipal de Uberaba explicou que o órgão trabalha no campo da educação, onde é apresentada ao motorista a necessidade de adotar posturas educadas no trânsito, como andar na velocidade indicada do local e também respeitar a sinalização. A prefeitura está ainda implantando mudanças em diversos pontos da cidade e o trânsito é monitorado permanentemente.
De acordo com a assessoria, havendo necessidade de intervenções nesse local para melhorar a segurança, tanto dos pedestres como dos motoristas, isso acontecerá e ela avaliará a situação. Também de acordo com a assessoria a implantação de um obstáculo talvez não seja a solução mais viável, sendo necessária uma sinalização mais agressiva, e ressalta ainda que é preciso que as pessoas tenham consciência do comprimento das leis de trânsito e da falta de educação.