CIDADE

Sindicato esclarece que pagamento do Dpvat não possui burocracia

Onze cidades mineiras sediaram, na manhã de ontem, encontro promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais

Publicado em 23/06/2010 às 00:15Atualizado em 20/12/2022 às 05:48
Compartilhar

Onze cidades mineiras sediaram, na manhã de ontem, encontro promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor) com representantes de órgãos e entidades públicas municipais.

De acordo com o vice-presidente do Sincor, Paulo Fernando Mattar, a intenção da direção estadual da entidade classista foi esclarecer sobre a existência e, principalmente, sobre a gratuidade do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat). Para tal, além de Uberaba, o encontro foi realizado nas cidades de Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberlândia, Varginha, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros e Belo Horizonte.

Segundo Mattar, embora o Sincor (que atua como um facilitador, fazendo a ligação entre beneficiários e seguradora) esteja instalado em Uberaba há três anos, o serviço de indenização pelo seguro ainda é desconhecido pela maioria das pessoas. “A verdade é que muitas pessoas ficam desconfiadas e acham que, para ter acesso ao seguro, será necessário pagar alguma taxa extra, mas o serviço já é pago anualmente quando acertamos nosso Dpvat”, explica.

O seguro é um direito de todo cidadão que tenha sido vítima de acidente causado por veículo automotor de via terrestre. De acordo com Mattar, as coberturas, que resultam em indenização de até R$ 13,5 mil, são para morte e invalidez permanente, mas, no caso de acidentes mais simples, também é possível obter reembolso de até R$ 2,7 mil, gastos com assistência médica e suplementares.

Simples. O processo de requisição não depende da apuração de culpados e informações do Sincor apontam que a burocracia não constitui um impedimento ao desenvolvimento do processo, já que basta a comprovação do fato e suas consequências em até três anos, contados a partir da data do acidente (Para acidentes ocorridos antes do dia 11/01/2003, é necessário que os prazos sejam verificados junto ao sindicato).

Sobre os números de requisição em Uberaba, Mattar diz que os registros eram encaminhados para segurados diferentes, o que dificultava a apuração dos números. “Agora, no entanto, com a concentração das atividades em uma única seguradora, será possível fechar esse total em poucos dias e ter ideia do nível de conhecimento das pessoas na cidade”, finaliza.

A relação dos documentos necessários pode ser consultada nos sites: www.centauroseg.com.br ou www.sincormg.com.br. De posse dos documentos, o interessado deve procurar a representação do sindicato no edifício Elvira Shopping, sala 512.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por