Neste domingo, 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho. Data serve para celebrar as conquistas dos trabalhadores
Neste domingo, dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho. A data serve para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No mesmo dia, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, onde milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária à qual eram submetidos.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Em Uberaba, depois de muitos anos sem nenhuma comemoração, neste domingo, representantes de classe estarão reunidos em manifestação pública na praça da Abadia, a partir de 8h30, para lutar pelo movimento sindical com valorização do trabalhador. O evento levanta a luta por três principais bandeiras: a redução da jornada sem redução do salário; fim dos fatores previdenciários e valorização das aposentadorias e valorização do salário mínimo.
Segundo diretor do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/Minas – Regional Uberaba), Marcos Gennari, é aguardado grande público para o evento, já que foi escolhido o local onde 90% das pessoas que circulam por ali são trabalhadores. Além de pronunciamentos de lideranças sindicais e populares, a comemoração contará com apresentações culturais e artísticas, realizadas em parceria com a Fundação Cultural.