Reestruturação aprovada pelo Ministério do Trabalho permitirá ao Sine de Uberaba praticamente triplicar a quantidade de profissionais envolvidos nos trabalhos. Enquanto conta, atualmente, com quatro funcionários, após a conclusão deste projeto, a partir de agosto, o órgão passará a ter 11 pessoas na execução de diferentes funções para melhorar os atendimentos.
De acordo com o gerente Luís Fernando Alves, depois desta ação, os atendentes serão separados em grupos setorizados. “Hoje, os quatro funcionários atuam em todas as áreas. Porém, no segundo semestre, teremos seis atendentes, divididos em três trabalhos: emissão de carteira de trabalho, busca por empregos e colocação no mercado, e solicitação de seguro-desemprego”, revela.
Luís Fernando informa que também serão contratados dois assistentes administrativos, uma telefonista e um balconista, que dará informações e emitirá senhas às pessoas que procuram o Sine, fazendo a triagem para os encaminhamentos. “Haverá ainda uma psicóloga. Ela dará orientações aos postulantes aos empregos, inclusive sobre entrevistas, postura e roupas a serem adotadas nestas ocasiões”, afirma. Parceria será firmada com a Universidade de Uberaba para a contratação de cinco estudantes da área psicológica, para atuarem como estagiários.
Luís Fernando destaca a troca de endereço do Sine, mas não revela onde funcionará a nova sede. “Esta estrutura física estará pronta em julho e o novo sistema, que será on-line, começará a operar no mês seguinte. Através dele, o próprio trabalhador poderá cadastrar-se em busca dos empregos oferecidos pelo Sine e acompanhará o processo de seleção também.”
Todo o projeto foi orçado em R$ 1,2 milhão e aprovado pelo Ministério do Trabalho, que arcará com R$ 900 mil. O restante será a contrapartida da Prefeitura.